Coronavírus: saiba como configurar sua empresa para home office

O trabalho remoto já é realidade em muitas empresas, mas quem não utiliza a prática, se viu obrigado a adotá-la, devido ao período de resguardo determinado, para que se possa frear o  Coronavírus – COVID-19 – que tomou uma proporção enorme no mundo.

Desta forma, as empresas precisam se organizar para que seus colaboradores possam continuar o trabalho em casa, o já conhecido home office. Separamos algumas dicas para que a TI da sua empresa se prepare adequadamente. Confira!

RH 

Antes que começar qualquer movimento é necessário alinhar como o RH os fatores legais como: Quem ficará remoto, quais as obrigações e até mesmo, se aquele colaborador tem condições de trabalhar em casa.

Também é necessário avaliar junto com a TI como será feito o horário de entrada e saída e intervalos. Quanto ao ponto, é preciso avaliar qual é a melhor forma.

Definido todos os procedimentos legais com o RH, vamos ao que precisamos:

Conectividade

Sua empresa deve providenciar ferramentas que permitam ao colaborador conectar aos recursos em funcionamento dentro da empresa, para isto será necessária conexão rápida e estável.

Segurança

É necessário ter camadas de segurança com protocolos adequados e controle de identidade com a devida rastreabilidade de acesso. Deve ser considerada imprescindível a criptografia de nível empresarial.

Dispositivos

Deve ser levado em consideração que o colaborador precisará de um PC adequado a carga de trabalho remoto, algumas empresas cedem o equipamento para o colaborador levar para casa, outras o colaborador acessa de casa o seu PC de trabalho e partir dele trabalha normalmente.

Existem variadas formas de disponibilizarmos o trabalho remoto, inclusive dependendo da demanda do usuário, podemos ter mais de um tipo de acesso remoto dentro da mesma empresa.

Para empresas que já estão em nuvem, a tarefa pode ser mais fácil, porém sempre existem sistemas internos e outros recursos, como por exemplo seu ramal da empresa tocando no seu PC em casa, que devem ser avaliados.

Colaboração e disciplina

Existem empresas e pessoas que não se adaptam trabalhando em casa mas o coronavírus não deixa alternativas. Precisamos colaborar para que tudo se resolva o mais rápido possível.

O trabalho em casa exige uma dose de disciplina bem maior e um ambiente preparado adequadamente faz toda a diferença.

Atendemos empresas que praticavam o home office em alguns dias da semana e tiveram tanto sucesso no fluxo, que acabaram adotando o trabalho remoto como rotina. Claro que existiu uma programação maior, que não é possível neste momento de pandemia. 

Ficou com dúvidas? Conte com a Infocomm TI para ajudar preparar sua empresa e seus colaboradores possam continuar suas atividades em home office.

Fale com um de nossos especialista aqui!

Sobre o Coronavírus

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. Provoca a doença chamada de coronavírus (COVID-19).

No momento, o mundo inteiro não mede esforços para frear a transmissão do coronavírus que costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas.

 

 

error: Conteúdo Protegido !!