Europa tenta dividir Google em duas empresas diferentes.

O relacionamento do Google com os órgãos reguladores da União Europeia sempre foi meio complicado, mas a situação pode piorar em um futuro não muito distante. O parlamento europeu já estuda propor a divisão da companhia em duas empresas menores.

Com a medida, a Europa tentaria rachar o Google, deixando a ferramenta de buscas de um lado, e todos os outros serviços, oferecidos normalmente de forma gratuita, de outro.

A medida se fundamenta na alegação de que o Google pratica ações monopolistas, não só por dominar o mercado de buscas, mas por destacar principalmente seus produtos nos resultados, o que dificulta a geração de receitas pelos concorrentes. O problema não seria tão grande se os competidores tivessem alguma força em comparação com o buscador mais popular do mundo.

Segundo o Financial Times, o documento que propõe a divisão está sendo bancado pelos dois maiores partidos do Parlamento Europeu.

Também é importante explicar que o Parlamento não tem o poder necessário para dividir o Google, mas é possível pressionar a Comissão Europeia, essa sim com os poderes para decidir algo do tipo, a tomar uma ação neste sentido.

De acordo com a publicação, a proposta deve ser finalizada nesta semana, antes de uma votação agendada para quinta-feira.

Via The Next Web e Financial Times

error: Conteúdo Protegido !!
%d blogueiros gostam disto: