Sua loja está preparada para o futuro? Conheça o varejo 4.0

Loja do futuro, parece tão distante falando assim, mas o futuro é hoje!  A jornada do cliente dentro da loja é uma fusão do online com o offline. Para atingir essa nova geração de consumidores digitais é preciso entender  qual vai ser o futuro do varejo e como as marcas vão se comunicar com esse público. Algumas tecnologias já estão sendo usadas pelo mundo e algumas já começamos a experimentar. Conheça o cliente, profissionais e as tecnologias da loja do futuro.

Consumidor

Não podemos falar de loja do futuro sem falar no consumidor. O cliente está, e quer estar, no controle. Com um smartphone na mão, em segundos ele pesquisa o produto, pede opinião aos amigos, compartilhas nas redes sociais. O cliente é imediatista, tem pressa, e caso sua empresa não de atenção, provavelmente ele vá para concorrência. Hoje o foco são experiências, como facilidade de compra e troca, atendimento rápido e transparência na compra. Lojas que se preocupam com o meio ambiente também ganham pontos com esse novo consumidor.

Vendedor

O vendedor passa a ser consultor de experiências. Ajuda com dúvidas sobre usar os recursos, pois a maior parte quem faz, é o próprio consumidor. Amazon lançou uma loja totalmente sem vendedores. Você entra, escolhe e paga pelo aplicativo e sai.

Omnichannel

Fim da barreia entre o online e offline. Você pode não estar ligando o nome a pessoa, mas provavelmente, já utilizou os recursos Omnichannel.

Se você comprou na loja virtual e escolher retirar na loja física ou em num locker,  já conheceu uma das facilidades desse modelo de venda. A proposta é integrar físico, virtual e consumidor, e a experiência de compra será a mesma em qualquer canal. O cliente escolhe onde, como e quando comprar.

APP

Quer agilidade? Com o APP da loja em seu smartphone, você dentro da loja, escolhe o produto, escaneio o código de barras, coloca no carrinho virtual, e com sua carteira digital cadastrada no APP, faz o pagamento, emite o cupom fiscal, coloca o produto na sacola e vai embora. Sem falar com ninguém. Se tiver dúvidas pode solicitar a ajuda de consultores.

Vitrine

Na entrada da loja uma vitrine inteligente, que por biometria facial, consegue verificar qual o público que esta frequentando a loja, e a partir desses dados, são colocados produtos que mais combinam com aquele cliente. Ainda é possível identificar o público que passa na frente da loja e com essas informações lançar promoções pontuais para aquele público.

Beacons

Beacons, são pequenos sensores com bluetooth, que podem ser instalados na entrada ou interior da loja. São capazes de enviar  conteúdo como promoções e informações para celulares  próximos.

Espelho interativo

As vezes da preguiça de experimentar roupa não é mesmo? Com o espelho interativo isso não é mais problema. Você se posiciona na frente do espelho e escolhe, ali mesmo, a roupa que quer experimentar. O processo é feito todo na “tela do espelho”. Você escolhe o modelo, tamanho, cor e pode visualizar como fica em você. Pode também, compartilhar com amigos além de efetuar a compra pelo espelho.

Mesa interativa

Na mesa expositiva interativa você vê os modelos, sabe mais sobre os produtos e também pode comprar.

Etiqueta Digital

A etiqueta digital, pode ser alterada sempre que houver necessidade sem ter que tirar a etiqueta atual, jogar fora e fazer outra como no método tradicional. Neste modelo de etiqueta digital, é possível trocar preço, lançar uma promoção por determinado período do dia e depois voltar ao valor normal de forma rápida.

Não tem custo e desperdício de papel pois é tudo alterado de forma digital. Outra vantagem é poder integrar com o sistema e obter informações sobre o estoque.

Realidade virtual

Outra facilidade de experiência é a realidade virtual. Você consegue “viver” aquele momento usando o produto como exemplo experimentar uma bicicleta em uma trilha.

Pagamento

APP da loja, loja virtual ou PDV móvel do consultor, são algumas facilidades na hora do pagamento, gerando menos, ou até eliminando, a fila no caixa.

Vantagens do varejo digital

A ideia é melhorar a experiência do consumidor, e assim, trazer mais resultado. Todo esse processo de digitalização da loja ajuda entender quem é o cliente e o processo de compra. Ticket médio , recorrência, fidelização e compra. Com esses dados é possível definir estratégias, fazer ações, promoções e adequações de produtos.

Parceiro certo em Tecnologia

Para ser competitivo, nesta avalanche tecnológica que já chegou, que ainda vai aprimorar e mudar muito, sua empresa precisa de parceiros certos em tecnologia.

Um time de TI com diversos expertises é fundamental para o sucesso e apoio. Conte com a Infocomm TI para seus projetos em uma loja do futuro!

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Sobre a Infocomm TI

A Infocomm TI conta com mais de 20 anos de expertise, é uma empresa de espírito jovem e de visão avançada atuante em implantação de soluções Microsoft®, DELL®, HP®, IBM® entre outros fabricantes. Atuamos em todo o Brasil com operações de suporte, desenvolvimento, implantação e consultoria.

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