O que é Backup de Dados ?

O Backup de dados é uma das principais garantias que temos em mãos quando perdemos nossos dados, mas para isto funcionar temos que tratar alguns pontos principais. Veja o vídeo abaixo e entenda um pouco mais.

Existe uma grande quantidade de Soluções de Hardware (LTO, TAPE LIBRARY, DLT, HD, Pendrive e etc) e Software (BackupExec, DLP, ARCServe, Paragon e etc) para Backup, elas envolvem uma infinidade de tipos de dados, sendo os principais: Arquivos, E-mails, Banco de Dados, Configurações e Dados de usuários.

As rotinas de Backup de Dados, definirão os dados a serem incluídos na mídia de Backup, a periodicidade deste backup e onde ele deverá ser gravado. Em melhores práticas recomenda-se retirar o backup do ambiente e armazenálo em cofre resistente a chamas e com controle de humidade.

Assim, e somente assim, sua empresa minimiza o risco da perda de dados. Dentro deste processo, a atividade periódica de testes de retorno de dados é a atividade chave do processo. Sem a garantia de que quando precisar retornar o dado danificado a mídia estará íntegra, não há como garantir o processo. Ai entra o papel do Operador de Backup, este profissional tem a responsabilidade de garantir o processo e tem a autonomia de permitir ou não a alteração no processo de backup.

%d blogueiros gostam disto: