O que um ovo perfeito tem a ver com a TI da sua empresa?

Para fazer uma omelete é só quebrar alguns ovos. Sim, isto é fato, mas existe o ovo perfeito e o ovo espatifado, gema dura quando você queria mole e pior, um ovo podre que você quebra por último, sobre todos bons. Já era sua omelete.

OVO e a TI 

Se um simples ovo precisa de técnica para ser perfeito, imagine sua TI. Então, agora você vai entender como o princípio do ovo perfeito pode ser usado na TI da sua empresa.

Calma, você está no lugar certo, aqui é a Infocomm TI . Não é um site de culinária, mas o que vamos falar aqui, cabe perfeitamente na TI.

Primeiro vamos entender como fazer um OVO perfeito!

Passo 1 – Seja especialista – Tudo na vida se feito corretamente vai ficar melhor! Até um simples ovo, para ficar perfeito, precisa de estudo, técnica e equipamento correto. Quantos minutos para fazer ovo cozido com gema mole ou dura? Como fazer ovo mexido igual do hotel? Como saber se o ovo tá novo ou velho? Viu? Precisa estudar!

Passo 2 – Prepare o produto: Pegue o ovo e verifique a validade. Analise se a casca está integra e sem rachaduras. Lave a casca do ovo em água corrente e depois seque com papel absorvente. Sim! A casca é contaminada e precisa ser lavada.

Passo 3 – Prepare o ambiente: Limpe a área que vai utilizar. Pegue tudo que vai precisar para executar sua fritada! Espátula de plástico ou madeira – nada de metal no teflon, ok? A frigideira antiaderente deve estar integra, ou seja, verifique se o teflon não tem riscos pois se tiver, você precisa descartar sua frigideira. Muita gente acha que compra frigideira antiaderente 2 em 1 – com teflon no começo e depois vai usando até sair todo o revestimento e virar outra panela.  Frigideiras não são eternas, riscou já era.
Frigideira ok! Deixe próximo a frigideira o óleo, papel absorvente e recipiente para descartar as cascas.

Passo 4 – Executando a tarefa: Na frigideira antiaderente passe um fio de óleo com papel absorvente. Ligue no fogo baixo e espere esquentar um pouco. Quebre o ovo próximo a frigideira para não sair escorrendo clara no caminho. Se for mais de um ovo, o ideal é quebrar em recipiente separado, um por um, para não correr o risco de ter algum ovo estragado.

Passo 5: Manutenção: Lave sua frigideira apenas quando estiver fria, e somente com o lado macio da esponja. Nada de lado verde ou bombril! Isso risca e retira o teflon, aí já era!

Aplicando o princípio do OVO perfeito!

Passo 1 – Contrate especialistas – Fazer sem técnica vai ter ovo estragado e casca na omelete! Com a TI é assim, planejamento especializado para identificar todos os itens necessários ao seu ambiente e com a capacidade correta dimensionada para demanda, nada de superdimensionamento para mascarar falhas em outras camadas. Contrate especialistas e ponto final.

Passo 2 – Prepare o produto – Prepare os itens de configuração que farão parte da solução como software, licenças, hardware e pessoas e garanta que todos estejam preparados e prontos para serem utilizados.

Passo 3 – Prepare o Ambiente – Mapeamento das relações de dependência entre as soluções é fundamental para a efetividade do serviço. Tenha tudo em mãos e planeje a entrada dos recursos em produção após as devidas homologações, programar sem homologar antecipadamente vai frustrar sua agenda. Verifique os computadores, sistemas, servidores, softwares, antivírus e o que mais for necessário.

Passo 4 – Manutenção: Ambientes de TI são dinâmicos, softwares, configurações, pessoas e equipamentos não são eternos. É preciso fazer a administração, suporte e manutenção adequada, assim como monitorar capacidades e comportamentos das demandas. Ambiente obsoleto prejudica o trabalho, gera lentidão, impede a inovação e consequentemente perda de dinheiro! Fazer intervenções constantes sai mais caro que atualizar e manter a melhoria contínua do ambiente.

Viu? Na vida tudo precisa de estudo, planejamento, técnica e trabalho correto e especializado. Não deixe sua TI ser um ovo espatifado.

Conte com a Infocomm TI para administrar a TI da sua empresa com consultoria e execução de seus projetos. Fale com especialista aqui.

%d blogueiros gostam disto: