Videoconferência e Trabalho Remoto: sua empresa on-line onde você quiser

Temos uma grande oportunidade neste período de quarentena por conta do coronavírus, mudando a forma de atender o cliente, porque neste momento não pode ser presencial. Videoconferência e webinar, são algumas alternativas para comunicação remota. Reunião, cursos e palestras podem ser feitas de qualquer lugar. Saiba como!

Como continuar sua empresa na pandemia?

Usar toda criatividade e recursos tecnológicos para este momento se tornou essencial. Existem diversas opções, para que você continue atendendo seus clientes mesmo não estando no escritório, inclusive com ramal telefônico. Sua empresa não vai parar.

Antes de começar verifique o principal: internet!

Nenhuma reunião, consulta, palestra ou curso, vai acontecer sem a internet! Verifique se sua banda larga é suficiente para que tudo ocorra conforme o esperado.

Sua atividade permite atendimento on-line?

Outro detalhe bem importante é saber quais são as normas referente a sua atividade. Consultas médicas, psicológicas entre outras, tem regimentos específicos para atendimento on-line, que você deve seguir. Pode ser por exemplo, guardar dados por determinado período entre outras coisas. Então, informe-se desses detalhes.

Como e porque preparar o ambiente?

Local: Escolha um local com boa iluminação, sem barulho e ótima conexão de internet.

Imagem: A câmera deve estar na altura do rosto e com boa resolução.

Organização: Deixe o ambiente organizado. Guarde cabos aparentes, objetos pessoas e qualquer coisa que não remeta a um ambiente de sua empresa.

Material: Deixe separado tudo que quiser mostrar. Materiais físicos ou para compartilhar na tela. Nada de pedir pra pessoa esperar para buscar algo, viu?!

Fone de ouvido: Prefira fone de ouvido para ouvir melhor e também abafar o som externo.

Você está preparado?

Primeiro de tudo: se arrume como para ir trabalhar fora! Banho, roupa completa, cabelo penteado… Óbvio? Deveria ser! Já vimos muita gente fazer videoconferência quase que de pijama! Pois é, existe. Então, mesmo que já seja um cliente antigo, que até já virou amigo, nada de relaxar! Independente da sua empresa ser num quarto da sua casa, num hotel ou qualquer outro lugar, ela continua sendo empresa e precisa de profissionalismo.

Videoconferência

Uma tecnologia já usada por muitas empresas ganhou força agora e possivelmente vai ser usada com muito mais frequência. Uma tecnologia, que como o nome já diz, tem o vídeo e o áudio como encurtador de distâncias. Desde que você tenha uma boa internet, você pode fazer reuniões de qualquer lugar. A quantidade de pessoas vai depender do plano contratado. Existem ferramentas gratuitas, mas são limitadas ao número de participantes e recursos como por exemplo a gravação.

Vantagem: A grande vantagem é a agilidade e economia que a videoconferência traz, visto que não existe o custo de deslocamento e hospedagem.

Quem usa?

Empresas já usam o recurso a muito tempo. Alguns serviços, como audiências e telemedicina, já são realidade no Brasil. Lembrando que existem regras para estas atividades.

Conheça outras opções de atendimento e comunicação on-line:

Webinar

Ideal para cursos. A aula ou palestra é assistida via internet e os presentes interagem via chat tanto com o professor como com os outros ouvintes. Pode ser gravado ou ao vivo. A quantidade de pessoas que podem acessar, e o tempo do vídeo, vai depender do que você contratou. Formas gratuitas tendem a ter um número reduzido de acessos e recursos.

Telepresença

Para uma experiência bem realista, a telepresença é uma opção perfeita. É preparada uma sala específica para este fim, com áudio e vídeo de alta definição.

É necessário um investimento maior, mas que dependendo da necessidade que a empresa tem e da quantidade de atendimentos para outras cidades ou outros países que geram um custo de hospedagem e deslocamento o investimento pode compensar bastante.

Como fazer uma videoconferência?

Tem alguma dúvida sobre videoconferência ou outras formas de comunicação on-line?

Conte com a Infocomm TI para apoiar sua empresa. Fale com um de nossos especialistas Aqui! 

 

 

 

 

 

error: Conteúdo Protegido !!